10/08/2009 Cardápio de bebês brasileiros inclui refrigerante e até café
Alimentos considerados prejudiciais à saúde dos bebês, como refrigerantes, cafés, bolachas e salgadinhos, estão sendo introduzidos na alimentação deles mesmo antes de completarem um ano.
O mau hábito alimentar nos primeiros meses de vida dos pequenos foi constatado em um levantamento feito pelo Ministério da Saúde com 118 mil crianças das 26 capitais, do Distrito Federal e outros 239 municípios do país.
A pesquisa mostrou que um número significativo de mães e pais oferece aos filhos recém-nascidos, mesmo na idade de aleitamento exclusivamente materno (entre 0 e 6 meses), líquidos inapropriados.
Segundo o estudo, 60,4% dos entrevistados já ofereceram água aos filhos, 16,5% deram chás, 37% já os alimentaram com sucos e 48,8% já deram outros tipos de leite.
A nutricionista Aline Leite, coordenadora técnica do Conselho Regional de Nutricionismo, explica que esses hábitos inadequados podem prejudicar o desenvolvimento da criança e ainda trazer reflexos quando ela se tornar adulta, como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas ortopédicos.
'Os pais devem olhar a alimentação do filho pensando no futuro dele', afirma.
Conforme o presidente do Comitê de Nutrição da Sociedade Mineira de Pediatria, o pediatra Paulo Pimenta Figueiredo Filho, a amamentação materna é defendida em todo o mundo por proporcionar uma série de benefícios que o indivíduo carregará até a vida adulta.
PROTEÇÃO
O pediatra explica que o leite materno protege contra infecções e alergias. O alimento também propicia o amadurecimento do sistema imunológico e favorece ainda os laços afetivos entre mãe e filho.
'Esse contato direto pele a pele é importante inclusive para o desenvolvimento da vida emocional do individuo', explica Figueiredo.
O especialista lembra que o leite materno possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, como gorduras, açucares, cálcio, sais, sódio e potássio. Ele ainda ajuda na formação e proteção da microflora intestinal e no desenvolvimento cerebral.
'Doenças como a anemia, causada pela falta de ferro, podem ser devastadoras no desenvolvimento infantil. A introdução exclusiva do leite materno, até os seis primeiros meses é o melhor antibiótico natural', afirma Figueiredo.
BISCOITOS ESTÃO NA DIETA
Os números da pesquisa feita pelo Ministério da Saúde não são nada positivos em Belo Horizonte.
Das crianças pesquisadas na capital mineira e com idades entre 6 e 9 meses, 58,4% consumiam regularmente biscoitos e salgadinhos. A proporção é ainda maior para os bebês entre 9 e 12 meses: 81%. Nessa faixa etária, Belo Horizonte só ficou atrás de Porto Alegre, com 84,4%.
A dona de casa Sheila Agda dos Santos da Silva, 33, preferiu seguir à risca todas as orientações do pediatra. Ela é mãe de Agda. A menina completou 6 meses no dia 18 de julho e, no período de amamentação exclusiva recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela só se alimentou no peito.
A menina teve um bom desenvolvimento e ganhou peso dentro do esperado para a sua faixa etária. Conforme Sheila, a filha nunca adoeceu. 'Ela agora já está comendo papinha de legumes e frutas. Eu também já dou água, mas faço tudo o que o pediatra orienta', disse.
O estudo faz parte da II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e DF (PPAM), divulgada durante a Semana Mundial de Amamentação, que vai de 1º a 7 de agosto.
Fonte: O Tempo
|